O que é uma Monografia? 10 coisas que você precisa saber

O que é uma Monografia

Quanto mais o final do curso se aproxima, mais a pergunta latente te perturbará “O que é uma Monografia?” Mas com calma, você vai conseguir produzi-la, ter uma boa apresentação e ser aprovado pela banca.

Antes de mais nada, tenha em mente que você não vai precisar “parir a monografia”, como os estudantes gostam de dizer. É possível escrevê-la com calma, no tempo certo e não ter crises de ansiedade com isso.

Então, quer descobrir o que é uma Monografia? Aqui vão 10 coisas que você precisa saber sobre ela.

1- O que é uma monografia?

Não é muito difícil entender o que é um Monografia se entendemos os radicais que compõe essa palavra:

  • Mono: único, um só, uma unidade.
  • Grafia: escrita, escrever.

Se ainda não faz sentido, conseguimos compreender que a definição pode ser escrever sobre um tema, sobre um assunto. Assim, a Monografia vai ser um trabalho escrito com um recorte bastante limitado.

Digamos que você é do curso de psicologia, por exemplo, o recorte da Monografia vai ser um pequeno “filamento” de todo campo da psicologia, como: hipnoterapia para melhora do sono de mulheres na menopausa.

Como você pode ver, é uma abordagem bastante reduzida, mas não a única que pode ser feita. O que muitos estudantes não sabem é que ninguém espera que você seja um cientista brilhante ao terminar o curso de graduação.

Por isso, uma das abordagens que você pode fazer é replicar um experimento que já foi feito ou uma pesquisa que já foi aplicada. Isso colabora para a ciência, por reafirmar os resultados e não é tão complexo.

2- Por que a Monografia é tão importante?

Acho que até aqui a gente já pode criar juntos um vislumbre de por que uma Monografia é importante. Este trabalho vai arrematar o conhecimento que você adquiriu durante todo o seu curso.

Sim, desde o primeiro semestre você tem estudado aspectos históricos, filosóficos, éticos e epistemológicos de sua profissão e este é o momento que você entrega um produto demonstrando todo conhecimento adquirido.

Igualmente, ao entender o que é a Monografia, você vai perceber que ela é seu primeiro passo como pesquisador. Sim, é nela que você vai produzir utilizando ferramentas e o método científico.

Ou seja, é importantíssimo para aqueles que desejam progredir na carreira acadêmica como mestre, doutores, professores e pesquisadores.

3- O que se faz em uma Monografia?

Em uma Monografia, você coloca em prova sua habilidade cientifica. Portanto, por meio de metodologias comprovadas de pesquisa você se debruça sobre uma temática definindo objetivos, justificativas e objetos de análise, para então discorrer sobre ele.

Há diversas possibilidades na Monografia, tem pessoas que já estudaram produção de refrigerantes, marketing de empresas, evolução de teoria, aplicação de teoria. Tudo depende do seu curso e do seu interesse na área, com isso em mente, é há um espectro bastante grande de coisas a serem estudadas.

4- Qual a diferença entre Monografia e TCC?

Ao pensar em “O que é uma Monografia?” podemos pensar em “O que é um TCC?” e a relação entre os dois.

Dessa forma, o TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, destrinchando essa sigla já temos uma noção melhor. Quando falamos em TCC estamos falando em algo que vai fecha um curso, podendo ser qualquer tipo de curso – Graduação, Pós-Graduação, Especialização etc.

Mas também pode ser de diversas naturezas, pode ser um relatório, um livro, um documentário, uma obra de arte. E dentro da gama de opções de TCCs temos a Monografia.

Assim, a podemos dizer que a Monografia está inserida dentro do TCC, ela é um tipo de Trabalho de Conclusão de Curso.

5- Como ter ideias para escrever este tipo de trabalho?

A maioria dos alunos de universidades tem muita dúvida em como ter ideias para escrever uma Monografia. Por isso, algumas dicas que você pode levar em consideração:

  • Se você está iniciando seu curso, faça anotações de conteúdos que achar relevantes, frequente palestras, debates, colóquios e seminários. Estes são os ambientes mais frutíferos de ideias para a Monografia.
  • Você procurar um orientador que já tenha linhas de investigação e fazer uma pesquisa em uma dessas linhas.
  • Ler autores da sua área e reproduzir experimentos que eles já aplicaram antes.
  • Criar uma hipótese totalmente nova e buscar fundamentos teóricos para ela.

6- Quanto tempo demora para produzir ela?

A Monografia pode ser produzida desde o período de seis meses a um ano. Isso vai depender de cada universidade, alguns cursos ofertam disciplinas de TCC e Monografia em duas partes, por exemplo.

Entretanto, o mínimo é seis meses, pois é o período que se usa para planejar, recolher material teórico, executar experimentos e outras etapas necessárias. Sem falar que é preciso fazer a apresentação da Monografia e, dependendo, fazer a publicação dela, nem que seja na biblioteca da sua Universidade.

7- Qual o melhor momento para começar a escrever?

Outra questão que atormenta os estudantes de plantão, é o melhor momento para escrever. Quando você faz um projeto da Monografia há um cronograma de atividades a ser feito, nele você vai separar etapa por etapa o mês que lerá a bibliografia, o que produzirá os testes e o que começará a redação final.

A questão, na verdade, é que não existem um ponto certo para iniciar a escrita. Isto é, claro que você precisa começa-la com antecedência ao prazo de entrega do trabalho final.

Mas, o que quero dizer é que você precisa escrever nos momentos que tiver insights. Então, não se acanhe se no meio de pesquisa bibliográfica tiver uma ideia, escreva.

A realidade é que esse processo bem mais saudável do que esperar o mês de seu cronograma.

8- A estrutura padrão de uma Monografia

Agora, para entender melhor qual a estrutura vamos precisar revisitar a NBR 14724 que já abordei no artigo “Quais as normas da ABNT?”.

Dessa forma, ele precisa ter:

  • Capa.
  • Folha de Rosto.
  • Folha de Aprovação.
  • Dedicatória.
  • Agradecimentos.
  • Epígrafe.
  • Resumo.
  • Abstract.
  • Listas.
  • Sumário.
  • Introdução.
  • Desenvolvimento.
  • Conclusão.
  • Referência.
  • Anexos.
  • Apêndices.

Se quiser entender mais profundamente cada uma dessas estrutura, veja este artigo que preparei sobre o tema.

9- A melhor formatação para sua Monografia

Além disso, há uma formatação que precisa ser respeitada para que seu trabalho estar de acordo com as normas da ABNT:

  • Margens: superiores e esquerdas: 3 cm. Inferiores e direitas: 2 cm.
  • Letras: nº 12 no texto normal e 10 em citações extensas. Fonte Arial ou Times New Roman.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 em texto normal, simples em citações extensas e duplo nas referências.
  • Parágrafo – 1,25.

10-            Exemplos de Monografia

Para te ajudar a ter uma melhor noção de como uma boa Monografia é feita, consulte os exemplos abaixo:

  1. Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil. Clique aqui.
  2. Estratégias pedagógicas e aquisição de língua estrangeira na educação infantil: um relato de experiência. Clique aqui.
  3. A Contribuição do psicólogo organizacional e do trabalho na qualidade de vida de trabalhadores do município de Itajaí/SC. Clique aqui.

Gostou desses 10 apontamentos sobre “O que é Monografia?”, compartilhe sua opinião nos comentários.

Compartilhar em mídias Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo