9 Elementos Textuais dos Trabalhos Acadêmicos

9 Elementos Textuais dos trabalhos acadêmicos

Elementos textuais são essenciais nos seus trabalhos acadêmicos estejam claros em relação ao conteúdo. Para tanto, é importante conhecer cada um deles em seus pormenores.

Como é normal que muitos tenham dúvidas em relação aos elementos nos trabalhos acadêmicos, já abordei quais são os pré-textuais. Quanto aos textuais, tratam-se daqueles que contém a maior parte das informações dos TCCs, Monografias, Dissertações e Teses.

Para te ajudar a ter um bom desempenho nos próximos trabalhos da faculdade, eu reuni os 9 principais elementos textuais dos trabalhos acadêmicos.

O que é a ABNT?

Você sabia que é comum que as normas de trabalhos sejam guiadas pela ABNT? Essa sigla significa Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ela é a responsável pelas diretrizes de diversas áreas, inclusive, a de produção textual.

Por isso que a maioria das universidades se debruçam nas normas dela para a suas publicações. Para tanto, eu já produzi um artigo com informações detalhadas sobre a ABNT, você consulta ele aqui.

Lembrando que o espaçamento precisa ser 1,5 para texto normal, e simples para citações. As fontes indicadas são Arial ou Times New Roman. Já para o parágrafo, dê preferência a 1.25 e sempre justificado.

View this post on Instagram

Você sabe como colocar a paginação correta no seu trabalho sem ter que ficar inserindo “quadradinhos brancos” para tampar aquele número de página que não deve aparecer? . É super fácil numerar as páginas do seu trabalho acadêmico, mas antes confira na primeira foto QUAIS páginas devem ser numeradas porque não são todas, hein! . • Depois que você descobrir quais serão numeradas, você deve fazer uma “quebra de seção” sempre ao final do texto de sua seção. Ou seja, ao final do texto da folha de capa, ao final do texto da folha de rosto, ao final do texto da página de introdução, ao final do texto da página de metodologia etc. Só dessa forma você conseguirá numerar as páginas sem dor de cabeça. . Para fazer essa quebra de seção, confira a página 2. E, para se certificar de que todas as seções do seu documento estão com as quebras de seções, você pode utilizar aquele símbolo de “P ao contrário”. Verifique a foto 3 da postagem. . • Feito isso, as fotos de 4 a 7 te explicarão como você introduzirá a numeração no seu trabalho. • A foto 6 te mostra que você deve configurar o tamanho do “cabeçalho acima” em 2cm. . Ei, não esqueça de se certificar que a fonte (Arial ou Times New Roman, depende de qual você utilizará no seu trabalho), bem como o tamanho da fonte (10) e o espaçamento simples (1,0) estejam corretos (Foto 7). . Tudo certo até aqui? Pois bem! Lembra que a capa, a folha de rosto e so sumário NÃO devem ser enumerados? Pois é, mas seguindo esses passos que eu te disse eles estarão com as páginas lá, te importunando. Mas não se desespere. . • Siga o passo da foto 8 e DESMARQUE a opção “Vincular ao anterior”. . Assim, você poderá voltar nas páginas que não devem ser numeradas e DELETAR o número do cabeçalho, SEM INTERFERIR no restante das páginas que permanecerão com a numeração (Foto 9). . Fácil, né? ABNT não tem mistério! 🔢⌨🖱

A post shared by Normas ABNT (@norma.abnt) on

A paginação faz parte da formação dos trabalhos acadêmicos

Qual a estrutura dos elementos pré-textuais?

Assim sendo, depois de ter visto todos os elementos pré-textuais, é preciso começar a escrita do texto em si, por isso, vamos ter pelo menos 9 elementos textuais:

1-Introdução

O primeiro dos elementos textuais é a introdução, nela você apresentar brevemente o seu texto. Esta é a porta de entrada para seu texto, ou seja, o tópico em que você prepara o leitor para todo o resto do trabalho. Neste momento, vale a pena apresentar os termos mais relevantes para seu trabalho e trazer autores basilares, que servem de amparo ao campo teórico, mas não necessariamente ao seu trabalho.

A Faccar define a introdução como: parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

Um bom conteúdo para estar na sua introdução é uma revisão de cada tópico de seu trabalho, ou seja, você explica o que vai ser debatido em cada uma das seções seguintes.

Além disso, você pode colocar tanto os objetivos gerais, quanto os objetivos específicos de seu trabalho. Lembrando que os verbos devem sempre aparecer no infinitivo.

Justificativa

Pode estar contida na introdução, ou se um tópico a parte, nela você deve defender porque o estudo que você pretende apresentar é relevante. Assim, fale de seu impacto na sociedade, no campo científico e até mesmo em outros aspectos que achar interessante.

Hipóteses

Qual são as suas hipóteses para o seu trabalho? Melhor dizendo, quais são suas impressões iniciais e o que você espera encontrar como resultado? É muito importante descrever em detalhes isso, para que o leitor tenha uma noção profunda do que guiou seu trabalho.

2- Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte que contém a maior parte do “conteúdo” autoral de seu trabalho, é nele que você expõe seus ideais, seus argumentos e refuta alguma afirmação presente na bibliografia.

Revisão de Literatura

Elementos textuais
A revisão de literatura faz parte dos elementos textuais: leia diferentes autores

Sendo um dos mais importantes elementos textuais, na revisão de literatura você demonstra quais foram os autores que embasaram a maior parte de seu trabalho. É interessante que você faça um retorno epistemológico nos autores mais antigos no campo teórico e faça uma espécie de “linha do tempo” até as formais atualizadas de bibliografia.

Não esqueça de sempre utilizar citações para demonstrar o posicionamento dos autores. Entretanto, nunca copie trechos sem dar os devidos méritos ao autor.

Uma técnica que eu gosto é apresentar uma ideia inicial, uma citação que corrobore com seu argumento e um parágrafo que faça uma espécie de “mini conclusão”.

Metodologia

A metologia também é outro dos elementos textuais importantes no trabalho. Nela você descreve quais foram os modelos utilizados para o tipo de análise que vai executar e a sua importância como pesquisador. Ou seja, se apenas observou, se participou ativamente ou entrevistou.

Não vou me alongar nela aqui, pois já falei em detalhes no artigo sobre a Metodologia do Artigo Científico.

Análises

Já na seção de análises, é importante que você traga gráficos, cálculos, imagens, figuras e todo tipo de material que colabore na interpretação desses elementos textuais. Pois, a partir deles será mais fácil para o leitor seguir sua linha de raciocínio.

Assim, descreva sempre em detalhes como se deu cada uma das análises empregadas, se necessário coloque trechos com seus relatos, claro, dependendo do tipo de análise executada.

Argumentos

Os argumentos estão espalhados por todo seu trabalho, pois dizem respeito ao seu posicionamento pessoal, como investigado. Mas lembre-se que eles precisam estar muito bem embasados em conteúdos científicos e não partirem do senso comum.

Além disso, nos argumentos você se posiciona a favor ou contra a postura de determinado teórico e tem até o direito de refutá-lo. Sendo parte dos elementos textuais, os argumentos também podem criar discussões que não se encerraram em seu trabalho, mas podem continuar em outras pesquisas.

3- Considerações Finais

Elementos textuais
As conclusões precisam retomar algumas pontuações feitas na introdução

As considerações não são o final de seu trabalho, nela você faz um panorama geral de tudo que discutiu ao longo do trabalho e relaciona com sua ideias iniciais e os resultados apresentados. Lembrando sempre que você não precisa escrever conclusões “chocantes”, mas aquilo que seja a realidade de seu trabalho.

Uma ideia interessante é propor a relevância de seu trabalho para o campo de estudos e o impacto dele nas próximas pesquisas.

Será que você já conhecia esses elementos textuais? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam eles.

Compartilhar em mídias Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo