5 Elementos Pós-Textuais dos Trabalhos Acadêmicos

Elementos Pós-textuais

Os Elementos Pós-textuais também são de alta importância para a qualidade de seu trabalho acadêmico. Por isso, é preciso muito atenção no momento de redigi-los, principalmente, no que diz respeito às referências.

Anteriormente, já falamos sobre os Elementos Pré-textuais e sobre os Elementos Textuais. Entretanto, há outros elementos que são importantes para a completude de seu texto. Antes de tudo, vale a pena relembrar que ao escrever seus trabalhos, você precisa privilegiar a linguagem formal da língua.

Tendo isso em mente, neste artigo vamos conversar mais sobre os Elementos Pós-textuais que são importantes para a finalização do trabalho acadêmico.

Com o que devo me preocupar ao estruturar meu trabalho?

Além disso, ao escrever seu trabalho para a faculdade há alguns item que precisam ser revistos antes dos Elementos Pós-Textuais. Vamos conhecer mais um pouco deles?

Ainda assim, sempre confirme quais são as regras da sua instituição, antes de começa sua produção acadêmica. Isso, porque elas podem variar, dependendo do local.

Quais são os elementos pós-textuais?

Elementos pós-textuais
Os elementos pós-textuais estão ligados a itens fora de seu texto

Como já disse, esses itens vem depois de todo o seu trabalho. Então, é interessante de atenção dobrada para que seja feito um bom fechamento. Vamos conhecer quais são os Elementos Pós-textuais?

1-Referências

O primeiro deles são as referências, que antes eram chamadas de referências bibliográficas, mas devido a possibilidade de uso artigos da internet e outros tipos de conteúdo, tornou-se apenas referências.

Para construir esse tópico, você precisa ter feito uma lista ou salvado todos os textos que usou para criar seu trabalho acadêmico. Dessa forma, você vai organizá-lo por ordem alfabética.

Acesse este site aqui para fazer suas referências de maneira automática, é de fácil entendimento.

2-Glossário

Close-up of an Opened Dictionary showing the Word FINDING
Os glossários são itens opcionais dos elementos pós-textuais

Os Glossários não são itens obrigatórios, mas dizem respeito às palavras que o autor utilizou durante o texto e tem certeza que são desconhecidas pelo leitor. Eles são organizados em formatos de listas e em ordem alfabética.

3-Apêndices

Como lembra a Faccar: são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto.

Vale lembrar que esses elementos são criados pelo próprio autor e adicionados ao final do trabalho como forma de complementar a leitura e conhecimento dos dados apresentados.

4-Anexos

Os anexos tratam-se de documentos que não foram criados pelo autores e tem a necessidade de ser agregados ao trabalho. Pode ser um termo, um entrevista, trechos de livros ou até mesmo documentos.

Faccar também lembra que esses: são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto

5-Índices

O objetivo do índice é facilitar a consulta do leitor ao longo do texto. Nele você pode marcar trechos que acha importante, ou pode definir por autores e até mesmo palavras chaves.

A ideia é que a partir desses itens o leitor possa encontrar mais facilmente um conteúdo determinado. É o caso, por exemplo, de um trabalho sobre psicanálise em que o autor decide que os termos “terapia”, “Freud”, “Análise Comportamental” são importantes. Assim, marca-se no índice todas as páginas que se referem a esses termos.

Acho que agora você já tem maior conhecimento sobre os elementos pós-textuais e seu funcionamento. Que tal agora descobri o que não pode faltar em um TCC? Você pode fazer isso lendo este artigo que separei para você aqui.

Compartilhar em mídias Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo