Dicas de Trabalhos de Escola: 15 dicas para mandar bem na escrita e na apresentação

Dicas de Trabalho de Escola

Os anos no colégio são repletos de apresentações, nestes momentos, o melhor é ter algumas dicas de trabalhos de escola para se guiar.

Os professores estão cansados de receber trabalhos que são cópias ou simplificados demais. Por isso, é preciso fazer com que seu trabalho seja destaque para conseguir uma boa nota e demonstrar de modo diferente o que aprendeu.

Até porque, como lembra o G1, há modos bem sofisticados de detectar as cópias de outros textos. Para evitar isso, leia este artigo até o final e descubra 15 dicas para mandar bem na escrita e na apresentação de trabalhos de escola.

Existe uma estrutura para o trabalho escrito?

Sempre lembro que quando o assunto é dicas de trabalhos de escola, é preciso estar sempre atento a estrutura que seu professor pedir. Claro que há um padrão, e vamos falar dele.

Entretanto, pode ser que seja feita algumas modificações pelo responsável da disciplina em questão. Então, basicamente, podemos ter as seguintes partes em trabalhos de escola escrito:

  • Capa: com as principais informações (título do trabalho e nomes dos alunos).
  • Folha de Rosto: com informações mais específicas (nome do professor, disciplina etc.).
  • Introdução: é a abertura do trabalho, na qual deve ser apresentado o assunto de maneira breve e contextualizada.
  • Desenvolvimento: é a parte na qual o aluno coloca seus pontos de vista, argumentos e mostra toda sua pesquisa.
  • Conclusões: faz uma retomada dos conteúdos que foram vistos durante o trabalho e apresenta um considerações a que os alunos chegaram.

Assim, para que você entenda cada uma dessas partes de maneira detalhada, eu fiz um artigo sobre a estrutura de trabalhos, confira ele aqui.

ABNT na escola

Nesse sentido, um outro ponto importante de discutirmos é que as Normas da ABNT também são aplicadas em algumas escolas. Elas servem para que os trabalhos tenham uma formatação padrão.

Então, uma das melhores dicas de trabalhos de escola para dominar as normas da ABNT é ler nosso post completo sobre o tema.

15 dicas para a escrita e a apresentação:

Acho que a gente já discutiu bastante sobre a pré-produção, vamos para as dicas?

1-  Use sua criatividade

Primeiramente, é preciso colocar a cabeça para pensar e imaginar jeitos inventivos de produzir seus trabalhos. Fazer algo fora da caixa mostra para seus professores que você está se esforçando para empregar o conhecimento adquirido.

E não pense que uma apresentação formal não consegue se aplicar a essa dica, você pode, por exemplo, entrevistar pessoas, usar trechos de documentários, entregar uma release (folha com os principais tópicos da apresentação), vai da imaginação do grupo.

O Wiki How ensina 3 formas de fazer uma apresentação criativa, depois dá uma olhada lá.

2-  Leia diferentes fontes

Geralmente, um dos principais erros de quem está na escola é acreditar que o conhecimento é um só. Isso não é verdade, o que acontece é que há algumas coisas que todos concordam.

Entretanto, é normal que hajam discussões profundas sobre determinado tema, então, jamais leia o primeiro texto e pense que já tem material suficiente para seu trabalho.

A dica é usar pelo menos três fontes diferentes (sites, livros, revistas), mas quanto mais melhor. Sem falar que seus professores vão ficar admirados pelo interesse demonstrado.

3-  Não copie trechos: resuma, parafraseie, resenhe

Lembra quando estávamos conversando sobre copia textos? Ou seja, roubar palavras? Pois é, é bem importante que você não tenha essa prática ao criar seus trabalhos escolares.

Há maneiras melhores de usar trechos que você acha importante:

  • Citando: diga de onde você retirou o pedaço, fale, pelo menos o nome do autor, do livro e do ano. Mas nunca retire trechos enormes, só algumas linhas, OK?
  • Resumindo: gostou das ideias de uma pessoa? Você pode apresenta-las na forma de um resumo, isso demonstra não só que você leu o conteúdo, mas que entendeu profundamente, já que pode resumi-lo.
  • Parafraseando: diferente do resumo, na paráfrase você cria novas formas de falar sobre um mesmo assunto, use opiniões de diferentes teóricos.
  • Resenhe: você também pode falar sobre um escritor e não concordar com ele, é a resenha, nela você critica um ponto de vista. Ah! Você também pode estar de acordo, não há problema algum com isso.

4-  Dicas de trabalhos de escola: Corrija erros de português

Na mesma perspectiva, não dá para fazer um trabalho genial e “matar o português”.  Então, esteja sempre atento no momento da escrita, respeite as normas de pontuação, ortografia e gramática.

Para ajudar, você pode conferir um dos nossos textos sobre a nova ortografia no Brasil, sério, depois lê-lo você vai errar bem menos ao escrever.

5-  Escreva o texto de acordo com a pessoa que lerá

Schoolboy giving presentation in classroom
Dicas de trabalhos de escola: pense em quem será seu público

Outra dica ótima é você saber escrever de acordo com quem vai ler seu texto. Geralmente, este é o professor, então você vai precisar escrever de acordo com o jeito que ele gosta de ler.

Para definir esse tipo de escrita, veja o jeito que ele escreve os textos para você. Será que ele escreve de uma forma mais breve e objetiva ou gosta de usar muitos exemplos?

Aqui você dá uma lida em um artigo que fala justamente sobre como utilizar a linguagem formal e se adequar a diferentes contextos.

6-  Tenha planejamento e tempo hábil

Não seja desses que nem pesquisou e já começa a escrever um monte de frases. Claro que é bom fazer uma tempestade de ideias, mas tire um tempo também para planejar como seu texto vai ser organizado.

Além disso, você precisa fazer isso com tempo de sobra. Assim, se seu professor deu um mês para fazer o trabalho, não deixe para escrever na última semana, mas faça aos poucos.

7-  Use imagens para tonar seu trabalho visual

Você também pode usar as imagens ao seu favor durante a exposição e na escrita. Contudo, só use imagens que realmente sejam relevantes, que estejam conectadas com o texto.

Se estiver usando as imagens durante a apresentação, lembre-se de mencionar elas e explicar o que elas representam.

8-  Dicas de Trabalhos de Escola: Treine antes da apresentação

Uma dica que eu sempre usei nas minhas apresentações da escola foi o treino antes. Eu pedia para algum colega, para minha família ou mesmo faziam uma explicação para o espelho.

É aquela velha história: a prática leva a perfeição!

9-  Fale de maneira natural

Ainda assim, ninguém espera que você se porte como o dono de uma empresa. Desta forma, ao mostrar o trabalho para seus professores, fale de maneira natural, pausada e com calma.

10- O grupo todo precisa estar em sintonia

Já ouviu falar no trabalho Frankenstein? É quando cada um faz um pedaço e cola tudo no final. Evite isso!

O que um bom professor sempre admira é se o grupo está em sintonia. Pense bem, se ele pediu que vocês fizessem em equipe, não é porque ele quer que o trabalho seja fracionado, mas executado por todos.

11- Mantenha uma boa postura

Já deve ter ouvido que “o corpo fala”, não é? Para que você brilhe durante sua apresentação, deixe seu corpo expressar confiança e segurança no que está falando.

Evite braços cruzados, encostar na lousa, estalar dedos, bater a perna. Para te ajudar separei essa palestra sobre postura, veja ela e você vai mudar o jeito que se comporta com as dicas de trabalhos de escola.

12- Não converse enquanto outro do grupo fala

Um dos maiores absurdos da apresentação em grupo é quando os membros fazem barulho enquanto outro expõe seus argumentos. Isso é uma tremenda falta de respeito e acaba com um bom trabalho.

Deixe que todos se expressem no momento certo e mantenham-se em silêncio nos momentos restantes. Ah! Isso vale para a apresentação dos demais colegas de turma.

13- Jamais apenas leia os slides

Ainda nessa linha, apenas ler os slides e cartazes vai ser um tiro no pé. O professor quer saber é se você interiorizou o conhecimento. Caso contrário ele solicitaria apenas os slides. Fica a dica, ok?

14- Dicas de Trabalhos de Escola: Faça contato visual com o público

Além disso, ao demonstrar o que pesquisou, lembre-se de conversar com todos que estão presentes na sala de aula, então, faça contato visual, responda dúvidas de outros colegas. Deixe o momento ser de fomento para o conhecimento, pode ser bastante frutífero.

15-  Aproveite a avaliação do professor para a próxima apresentação

Por último, não receba as críticas do professor com negatividade, pelo contrário, anote elas e melhore no próximo trabalho. Isso vai ajudar a você não só ter notas melhores, mas se tornar um estudante melhor e mais bem preparado para a universidade.

O que me diz? Gostou das dicas para trabalhos de Escola? Comente quais outras você daria para alunos na sua posição.

Compartilhar em mídias Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo