Comprar TCC: 16 motivos pelos quais você jamais deve fazer isso

Comprar TCC

Quem está finalizando a faculdade e encara o trabalho final sempre fica em dúvida em comprar o TCC ou não. Seria esse o seu caso? Já vi muitas pessoas tentando justificar esse ato.

Algumas falam que não tem tempo hábil, outras que é muito difícil, há até quem afirme que o professor não vai ler o trabalho. A verdade é que não há desculpa para comprar um Trabalho de Conclusão de Curso.

Na realidade, temos muito mais argumentos contrários a essa prática do que a favor. Por isso, eu separei 18 motivos pelos quais você jamais deve comprar TCC.

1- Você pode ser reprovado

O primeiro é o mais simples de ser encarado: você pode ser reprovado. Isso porque ao comprar TCC, não há nenhuma garantia da qualidade do trabalho apresentado.

Pelo contrário, pode ocorrer de você custear o serviço feito e receber um texto de baixíssima qualidade que levará a reprovação. Basta você imaginar que o redator, muitas vezes, não tem a vivência que você teve na universidade, ocasionando no texto ruim.

2- É difícil defender palavras que não são suas

Não podemos esquecer que, dependendo do curso, é necessário fazer uma apresentação final do TCC. Assim, dificilmente você vai conseguir sustentar argumentos que não escreveu.

Lembre-se que a banca costuma questionar os mínimos detalhes do texto e pode ser bem rígida.

3- Aquelas referências são desconhecidas

Além disso, há referências que são mais comuns em determinadas áreas, uma pessoa aleatória, ao escrever vários TCCs não tem tempo suficiente para fazer uma pesquisa profunda e conseguir linkar as ideias de maneira coerente.

Isso também está vinculado a questão anterior, se seu professor questionar porque você usou um autor como referência, a sua resposta pode ser incongruente.

4- Não tem garantia de qualidade

Igualmente, a qualidade do trabalho pode ser bem inferior ao que seu curso solicita. O resultado pode ser um refazimento do TCC, além de perder dinheiro, você terá que produzir num tempo mais reduzido.

5- Você está trapaceando na “ciência”

Embora muitos não percebam, você também está contribuindo com a ciência ao produzir seu TCC, mesmo que em pequena escala. Então, ao trapacear no TCC, você está pondo em xeque todo o rigor científico que a humanidade demorou para desenvolver.

Não estou exagerando não, pense no tanto de pessoas que morreram para chegarmos ao ponto atual de desenvolvimento científico, foi inquisição, iluminismo, revolução francesa. Todos esses períodos confluíram para que você pudesse estudar com liberdade agora.

6- É um absurdo para sua ética profissional

Outro ponto importante é que o TCC pode ser encarado como o limite entre sua vida estudantil e profissional. Então, pondere se você quer iniciar sua carreira com uma decisão antiética.

7- Comprar TCC é crime de falsidade de identidade

Esse ponto ainda é bem controverso, como vemos no site da Polícia Civil de Goiás, há a possibilidade de ser autuado no artigo 307 do código penal que versa sobre o crime de falsa identidade.

Neste caso, o juiz precisa decidir se a acusação é ou não legítima, então cada caso é analisado individualmente. Na dúvida, tenha dinheiro para custear um advogado de defesa.

8-  A Banca tem dispositivos para descobrir o plágio

É comum que este tipo de trabalho venha com trechos inteiros copiados de outras obras. A banca consegue detectar isso facilmente com softwares autoplágio.

9- É desonesto com as entidades que custeiam pesquisa

Principalmente no caso de universidades federais, vale lembrar que muitas instituições dão bolsas e custeiam projetos para colaborar com desenvolvimento científico.

Quando você compra TCC você está sendo desonesto com essas entidades, principalmente porque seu trabalho poderá ser equiparado com trabalhos sérios que se debruçaram sobre a pesquisa.

10-            Você pode contratar um profissional que te oriente

Male College Student Working With Mentor
É melhor ter um profissional que te ajude ao invés de comprar TCC

Ao invés de pagar por um TCC pronto, você pode contratar um profissional da área de Letras que sirva como um mentor neste processo. É verdade que muitas vezes o professor e o orientador não conseguem dar a atenção necessária ao aluno.

Assim, este tipo de reforço pode te dar a base que precisa para escrever um bom trabalho com a sua autoria.

11-            Seus estudos podem ser invalidados no futuro

Já conheci casos em que o escritor dos textos acaba “colocando a boca no trombone”, ou seja, aponta os trabalhos que fez para terceiros. Dependendo da universidade, isso pode invalidar seu diploma, pois é um ato que vai contra os preceitos da instituição.

12-            Seu objetivo é o aprendizado e não o diploma

A compra do TCC vai contra o propósito do trabalho final, avaliar o seu aprendizado. Sem falar que, por meio da sua produção, a instituição também avalia a qualidade de seu ensino.

Quando adquire um texto de outra pessoa, você rompe com a oportunidade de se desenvolver cientificamente. Isso pode dar certo a princípio, mas, uma vez que precisar provar uma vez mais seus conhecimentos, como numa prova de admissão de mestrado, não vai ter proveito.

13-            As palavras roubadas podem ser de um membro da banca

Aqui vemos um caso que pode causar bastante constrangimento, quando as palavras roubadas, ou seja, plágio, levam parte do texto de alguém da banca.

Parece absurdo, mas eu já presenciei uma cena dessa, o professor perguntou ao aluno, “Você criou esse trecho? Pois ele na verdade faz parte de minha obra”.

14-            Dificilmente você vai conseguir produzir artigos científicos sobre o tema

Uma maneira de manter o conhecimento científico atualizado e aplicar ao mestrado é produzindo artigos científicos, principalmente sobre o tema que você dissertou no TCC.

Quem compra o trabalho não tem base nenhuma para a produção posterior de artigos, é um tiro no pé.

15-            Pode perder oportunidades posteriores

No artigo sobre o que um TCC precisa ter, aqui do blog, eu falo sobre oportunidades que surgem ao produzir um bom trabalho: há premiações, propostas de bolsas e oportunidades de emprego.

Agora pense, como você poderá desfrutar disso, se o mérito não for legítimo?

16-            Vai atrapalhar a continuidade de seus estudos

Já citei aqui, mas vale frisar: geralmente, as pessoas continuam os estudos na linha que fez no TCC. Agora, imagine só você estudar pelo menos mais seis anos baseando-se em um conteúdo que você não produziu.

Acho que você pode entender com bastante profundidade porque comprar TCC pode ser uma escolha equivocada é ruim para sua vida acadêmica e profissional.

Como no Dicas Acadêmicas não apontamos apenas erros, mas damos soluções, vou te convidar a conhecer outros posts do blog para saber como escrever melhor e com segurança.

É o caso do artigo sobre estrutura de artigos acadêmicos que vai te dar uma ideia sólida das normas mais importantes.

Compartilhar em mídias Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo